Acesso Tutor |
|
|
Estrutura Curricular |
O currículo
do curso sustenta-se em quatro núcleos de estudos, voltados
para a compreensão das relações constituintes
do processo educativo escolar: o Núcleo dos Fundamentos da
Educação, o Núcleo das Ciências Básicas
do Ensino Fundamental, o Núcleo dos Conhecimentos Didático-Pedagógicos
e o Núcleo da Prática Pedagógica.
Estes núcleos são constituídos por componentes
curriculares que, embora apresentem suas especificidades, estão
estreitamente relacionados com a formação do professor
dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Para efeito didático, é trabalhado um componente curricular
por vez, com o intuito de possibilitar maior envolvimento do aluno
nas atividades pedagógicas. Para garantir a integralização
do curso no decorrer de três anos é proposto um planejamento
anual.
Assim, desenvolve-se um cronograma que tem como ponto de partida
a oferta dos componentes curriculares do primeiro e segundo núcleo
de estudos no primeiro ano e os componentes curriculares do terceiro
e quarto núcleo nos dois últimos anos.
No que se refere ao Estágio Supervisionado, de forma a atender
a legislação educacional vigente, é ofertado
no decorrer dos quatro últimos semestres.
|
>> 1º
Núcleo: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
O Núcleo de Fundamentos da Educação tem como
objetivo básico auxiliar o aluno na compreensão da
realidade educacional brasileira. Cada uma das áreas: História,
Filosofia, Sociologia, Psicologia e Antropologia busca oferecer
aporte teórico para a compreensão dessa realidade,
por meio de recortes e categorias próprias de análise,
sem perder de vista, entretanto, a organização do
sistema educacional em suas múltiplas relações.
|
>> 2º
Núcleo: CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Neste núcleo são apresentados os conteúdos
relativos ao exercício da docência, como a relação
professor-aluno, a organização do espaço escolar,
políticas públicas, currículo, atendimento
às diferenças, avaliação da aprendizagem,
entre outros.
|
>> 3o Núcleo:
CIÊNCIAS BÁSICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Constitui-se de conteúdos que embasam os Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, nas áreas de Alfabetização,
Linguagem, Matemática, História, Geografia e Ciências,
trabalhados em seus fundamentos metodológicos e pedagógicos.
|
>> 4º
Núcleo: PRÁTICA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
A prática pedagógica constitui-se em projetos desenvolvidos
pelas diferentes áreas e componentes curriculares, os quais
devem levar o aluno a se aproximar gradativamente da realidade escolar.
Em função disto, a prática de ensino está
presente desde o início do curso e estreitamente vinculada
aos conteúdos de determinados componentes curriculares. |
. . . . . . . . .
. |
|
Destaque |
|
|